O Momento presente - Viva o agora!


Sabe o momento presente? Como você tem lidado com ele? Você tem sido amigável?
Eu aprendi recentemente sobre essa ideia e tenho trabalhado com este pensamento, tentando coloca-lo em pratica e acho que é útil quando estou me sentindo apressado, distraído, preocupado, chateado, frustrado, ansioso, triste ou irritado.
Vamos pensar um pouco sobre o Momento Presente como uma pessoa amada ... E:

Perceba que quando estamos na escola e no trabalho pela manhã, nos primeiros horários, já estamos pensando no lanche das 10h,depois no almoço, depois naquela atividade de lazer a tarde, no filme a noite, na noitada, na viagem amanhã, no sapato que quero comprar, no carro do vizinho, no namorado(a), no crush talvez, enfim. Pensamos em tudo, menos no momento presente.
  • Nós mal prestamos atenção a ele, pensando em vez disso que nós temos que fazer mais tarde, as coisas que estamos preocupados, deixando para amanhã etc.
  • Se é chato ou desconfortável, temos o hábito de afastar-se dele e ir para distrações, rejeitando o momento presente. 
  • Julgamos como bom ou mau, agradável ou desagradável, e não gostamos se ele não está se comportando da maneira que queremos.
  • Nós não aceitamos como ele é,  estamos preocupados com o que estamos perdendo, com esse pensamento "acho que deveríamos estar fazendo outra coisa."
  • Quando estamos chateados ou frustrados, é porque temos uma história correndo em nossas cabeças, ao invés de dar atenção para o momento presente na frente de nós.
Imagine um ente querido que você não presta atenção, que você rejeita e julga como algo indigno, que não aceita como são, que você ignora, mesmo quando eles estão sentados bem na frente de você. Isso provavelmente não seria um grande relacionamento.
Claro, o momento presente não é uma pessoa com sentimentos, por isso, não deve se preocupar tanto sobre isso, certo? Talvez, mas o que eu venho descobrindo é que o desenvolvimento de um bom relacionamento com o momento presente leva a menos stress, mais paz e contentamento, e um melhor relacionamento com todos os outros na minha vida, inclusive meus amigos.
O que podemos fazer para desenvolver esse relacionamento melhor com o momento presente? Tratá-lo com respeito é fundamental, e dar-lhe a atenção que merece. Afinal de contas, assim como com a nossa relação com qualquer outra pessoa - temos tempo para passar com ele limitados, e uma vez que o tempo é para cima, não podemos obter qualquer mais.
Algumas ideias:
  • Tente ficar com o momento presente mais tempo ... 
  • Volte quando você se distrair.
  • Estar interessado e curioso sobre o presente momento, aberto a qualquer coisa que surja, sem a necessidade de que seja de uma certa maneira.
  • Ser menos crítico e tenha mais aceitação - experiências não são necessariamente "bons" ou "ruins", mas apenas digno de sua atenção e interesse.
  • Quando você encontrar-se querendo ir para distração, ou se pegar em uma história, pensando sobre algo, tente voltar para o momento presente, e apenas prestar atenção ao momento de mudança.
  • Quando as coisas são desconfortáveis, ficar. Em vez de correr, esteja para o momento atual desconfortável, com amor e gentileza.
  • Observe que quando você está constantemente vagando, volte e fique.
Você pode notar uma transformação instantânea de seu relacionamento com o momento presente, onde você está mais aberto, curioso, aceitando, e atencioso. Isso pode ser transformadora, em todas as áreas de nossas vidas.
Ou pode ser mais de uma mudança gradual, em que a sua confiança no momento atual cresce ao longo do tempo.
De qualquer maneira, o que você vai encontrar é que você também está a desenvolver um melhor relacionamento com você mesmo. E tudo ao seu redor, o tempo todo.